Skip to content

GTs discutem uso de Limiares de Custo-efetividade nas decisões em Saúde

No dia 1 de setembro, os membros dos Grupos de Trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer participaram da discussão sobre o Uso de Limiares de Custo-efetividade nas Decisões em Saúde, com Wilson Follador – Phd em Farmacologia, Líder do GT de Acesso e Tratamento e membro do GT de Financiamento em Saúde do TJCC.

Follador ressaltou o impacto desses valores referenciais para a incorporação de novas tecnologias no SUS. “É como se você estabelecesse um valor de uma vida. Se vale a pena dar um ano a mais de vida para aquela pessoa.”

Durante a reunião, Wilson Follador fez uma apresentação e diálogo com os participantes de forma muito didática, facilitando o entendimento sobre custo-efetividade por desfecho clínico e prós e contras da implementação no Brasil de um limiar de RICE (Razão Incremental de Custo-efetividade). Ainda destacou que antes da discussão sobre limiares, há a necessidade imediata de estabelecer processos de análise decisória por múltiplos critérios.

A opinião da sociedade civil sobre o uso de limiares no SUS já foi submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde – CONITEC na Consulta Pública nº 41. Agora vamos acompanhar o que será considerado pelo Ministério da Saúde em sua decisão final.

 

Fonte: Comunicação TJCC

Back To Top