6ª Edição da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil
Faça parte desta construção coletiva!
Opine sobre o documento que mapeia as principais demandas do segmento que devem ser olhadas e trabalhadas pelo governo e sociedade civil organizada. PRORROGAMOS O PRAZO ATÉ O DIA 14 DE NOVEMBRO DE 2023
QUEM PODE PARTICIPAR?
Gestores de saúde, pacientes, profissionais de saúde, pesquisadores, representantes de entidades médicas, hospitais, profissionais de imprensa, associações de pacientes e demais interessados em contribuir com a causa.
COMO FUNCIONA?
Escolha uma das diretrizes abaixo, leia e opine sobre o texto da Declaração de 2021. Você pode indicar o que precisa ser atualizado ou incluir novas propostas de solução.
Faça parte!
Registre a sua contribuição para a melhoria da atenção Oncológica no país
QUEM JÁ CONTRIBUIU
MARCO HISTÓRICO DO MOVIMENTO TJCC
A Declaração é um documento fundamentado na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), que teve a primeira edição criada em 2014, durante as discussões dos painéis do “1º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer”. O documento foi colocado em consulta pública por um mês para que toda a sociedade pudesse colaborar – centenas de entidades enviaram sugestões, que foram avaliadas e incorporadas ao documento.
Para o lançamento da 6ª edição, em fevereiro de 2024, o Movimento TJCC convoca novamente toda a sociedade a opinar! Juntos podemos colaborar com o Poder Público e a sociedade em geral na formulação de políticas de saúde para o enfrentamento das doenças oncológicas.

Lançamento na Câmara dos Deputados da primeira versão da Declaração, em 18 de agosto de 2015.
“Neste documento, apontamos minuciosamente melhorias que precisam ser feitas, ações para que essas melhorias ocorram e indicadores que estaremos coletando e monitorando, para que, daqui um ano, nós consigamos mensurar o quanto conseguimos avançar” – Merula Steagall, idealizadora do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer
DECLARAÇÃO 2021
Com o apoio do Conselho Estratégico e dos Grupos de Trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, o documento recebeu importantes atualizações para lançarmos a edição de 2021.
Dividida em oito capítulos – Princípios Gerais e Gestão em Saúde; Promoção da Saúde; Prevenção; Vigilância, Monitoramento e Avaliação; Cuidado Integral; Ciência e Tecnologia; Educação Permanente; e Comunicação em Saúde – a Declaração agora conta com uma análise mais ampliada do cenário do câncer, ao pontuar os impactos da Covid-19 na atenção oncológica e incluir a temática sobre Agrotóxicos no capítulo de Prevenção.
MONITORAMENTO
O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer monitora a situação da Oncologia no Brasil, as ações do governo e os avanços da Declaração. A Declaração 2021 foi entregue às autoridades públicas, como Ministério da Saúde, Frente Parlamentar Mista em Prol da Luta Contra o Câncer, Conselho Nacional de Saúde, Anvisa, ANS, entre outros.
CONHEÇA O DOCUMENTO COMPLETO
Edição setembro/2021