skip to Main Content

6ª Edição da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil

O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer está em processo de revisão da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil. Documento criado em 2014 e fundamentado na Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC),  a fim de mapear as principais demandas do segmento que devem ser olhadas e trabalhadas pelo governo e sociedade civil organizada.

Para o lançamento da 6ª edição da Declaração em 2024, o TJCC abriu uma consulta pública, entre setembro e novembro de 2023, para que toda a sociedade pudesse opinar sobre o que precisa ser atualizado da versão de 2021 e o que precisa melhorar nos cuidados aos pacientes com câncer.

Confira o balanço geral das contribuições pela consulta pública de revisão da Declaração.

declaracao-png_Prancheta 1 (1)

Confira os grupos de trabalho cujos membros enviaram contribuições para a revisão da Declaração:

GT Pesquisa Clínica
GT Prevenção Primária
GT Políticas Públicas
GT de Humanização
GT de Comunicação em Saúde
GT de Acesso e Tratamento
GT de Dados Públicos e Privados

Organizações que contribuíram

Onde queremos chegar?

Nos próximos meses, a assessoria do Movimento TJCC estará dedicada na revisão completa da Declaração, cabendo a análise de todas as contribuições, a fim de inseri-las ou não conforme critérios técnicos, referente a área da Saúde, Oncologia e de Compliance do TJCC. O processo de análise contará, se necessário, com o apoio dos membros dos grupos de trabalho e, posteriormente, com uma consultoria governamental. Acompanhe os canais do TJCC para se manter informado sobre os próximos passos da Declaração.

Conheça a versão de 2021

Com o apoio do Conselho Estratégico e dos Grupos de Trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, o documento recebeu importantes atualizações para lançarmos a edição de 2021, ao incluir um capítulo sobre os impactos da Covid-19 na atenção oncológica e incluir a temática sobre Agrotóxicos no capítulo de Prevenção.

Dividida em oito capítulos, a Declaração apresenta de forma breve a situação atual da oncologia e as propostas para a mudança de cenário em “Onde queremos chegar” e “Como faremos”.

ACESSE OS CAPÍTULOS DA VERSÃO DE 2021 DA DECLARAÇÃO

CONHEÇA O DOCUMENTO COMPLETO

Edição setembro/2021

Back To Top