skip to Main Content
Atualização Da Plataforma Brasil E O Mapeamento Do Câncer De Mama E Próstata São Articulados Por Grupos De Trabalho

Atualização da Plataforma Brasil e o mapeamento do câncer de mama e próstata são articulados por Grupos de Trabalho

Na reunião dos Grupos de Trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), dia 09 de setembro de 2021, os membros apresentaram mobilizações recentes para fortalecer as políticas de saúde do país. 

Atualiza Plataforma Brasil

Por iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Pesquisa Clínica, o Movimento convocou organizações da sociedade civil durante o mês de agosto para assinar um ofício em prol da atualização da Plataforma Brasil, base nacional obrigatória de registro de todas as pesquisas que envolvem seres humanos.

Se atualizada, a análise de submissões de pesquisas clínicas será mais rápida e poderá ampliar o seu potencial de uso ao permitir, por exemplo, a busca de estudos em andamento por palavras-chaves (área terapêutica, localização geográfica e investigador principal). 

Em suma, o que a gente fez foi responder às solicitações de representantes do setor atuante em pesquisa clínica e pedir ao Ministério da Saúde uma ação que agilizasse o processo de melhoria da Plataforma Brasil, porque dela depende toda a informação que roda sobre pesquisa clínica no Brasil”, comentou a Dra. Sônia Dainesi, consultora médica da SBMF – Associação Brasileira de Medicina Farmacêutica e membro do GT de Pesquisa Clínica.

O ofício foi enviado no dia 02 de setembro de 2021 ao Ministério da Saúde e contou com a assinatura de mais de 35 entidades, como sociedades médicas, hospitais, centros de pesquisa e associações de pacientes empenhadas em melhorar todo o sistema Comitês de Ética em Pesquisa/ Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (CEP/CONEP).  Acesse e confira o documento na íntegra.

Mapeamento dos Cânceres de Mama e Próstata

Em setembro, será conduzida uma pesquisa pelo GT de Dados Públicos e Privados em colaboração com os GTs de Saúde da Mulher e Saúde do Homem, a fim de mapear os impactos da pandemia no diagnóstico do câncer de mama e próstata no Brasil. Para isso, serão coletadas as percepções de médicos da atenção primária e especializada de todo o país. 

O interessante desse estudo é o contraponto entre a percepção dos médicos da atenção primária e da atenção especializada. Exige um certo cuidado na análise dos dados, pois muitas vezes esses profissionais estão em realidades diferentes quando falamos sobre tratamento de câncer”, ressalta Bruno Mattos, da HSR-Health e membro do GT de Dados.

Os resultados serão divulgados pelo Movimento TJCC e seus membros na ocasião do Outubro Rosa e Novembro Azul, para trazer mais visibilidade às urgências oncológicas e incitar a utilização dos dados na busca por melhorias locais.

O 8º Congresso Digital TJCC se aproxima!

Os Grupos tiveram acesso exclusivo à plataforma de transmissão e suas novidades, assim como os painéis do 8º Congresso Digital – Todos Juntos Contra o Câncer que acontecerá nos dias 20 a 24 de Setembro de 2021. O evento online contará com mais de 170 palestrantes líderes da Saúde em discussão sobre diversos temas ligados à Oncologia. Inscreva-se aqui e confira a programação.

 

Veja também os assuntos discutidos nas últimas reuniões

Back To Top