skip to Main Content
Histórias Inspiradoras

Histórias Inspiradoras

Uma seleção de histórias relacionadas ao câncer e a saúde para inspirar reflexões e aprendizados.

Médico, cirurgião oncológico do CEONC Hospital de Câncer de Cascavel, Dr. Daniel Brenner compartilha lições de vida que extraiu do convívio com pacientes de oncologia. Conscientiza que não devemos adiar os sonhos pois o tempo é finito, que os detalhes fazem a diferença no agora e que foco e determinação são a base para alcançar as realizações.

Lições de vida na oncologia. | Daniel Brenner | TEDxCentroUniversitárioFAG

Médico oncologista do Instituto Nacional do Câncer (INCA), Dr. Carlos José de Andrade traz evidências de que a felicidade é fundamental a vida e que como um jardim, pode ser cultivada.

A gente usa muito tempo se preocupando com a morte e podíamos dedicar mais para afirmar a vida, salienta. Estudiosos apontam várias ferramentas para nutrir a felicidade e dr. Carlos José destaca 3 formas: atenção ao presente, gratidão e meditação.

40% da felicidade depende de nossas escolhas e Voltaire dizia “Eu escolhi ser feliz porque faz bem para a minha saúde”.

Felicidade baseada em evidência | Carlos José de Coelho Andrade | TEDxRioSalon

 

Psico-oncologista, nos atendimentos aos pacientes com câncer Luciana Holtz percebeu que suas vidas eram dificultadas por informação sem curadoria e sem qualidade. Para transformar essa realidade e ajudar os pacientes oncológicos a viver mais e melhor por meio de projetos de informação de qualidade, em 2003 lançou o site Oncoguia que em 2009 virou Instituto Oncoguia, ONG nacional que atua oferecendo apoio e defesa aos direitos dos pacientes com câncer.

Câncer: Você não está sozinho. | Luciana Holtz | TEDxUNESPBauru

Médica paliativista, Ana Cláudia Arantes relata como mudou a relação entre assistência à saúde, comunicação com os pacientes e humanidade ao longo da história. Com a pandemia inviabilizando o contato humano e famílias impedidas de verem seus entes queridos, milhares de pessoas internadas no país se sentem muito distanciadas da sua humanidade.

Neste cenário, a tecnologia se tornou a única forma de colocar em prática nossa humanidade. Essencial para o cuidado remoto de um profissional de saúde com paciente e inclusão da família nessa assistência. A tecnologia está viabilizando expressar o afeto e as pessoas se sentirem realizadas na vida, mesmo num momento de adoecimento.

Preciso dizer que te amo | Ana Claudia Quintana Arantes | TEDxSaoPaulo

 

Back To Top