skip to Main Content
Ministério Da Saúde Nega Novos Tratamentos Para Câncer De Rim

Ministério da Saúde nega novos tratamentos para câncer de Rim

Participe da Consulta Pública e nos ajude a reverter este quadro

Ter acesso ao diagnóstico precoce e ao melhor tratamento é um direito de todos os cidadãos brasileiros. E para os pacientes com câncer de Rim, claro, não é diferente.

Atualmente, no Sistema Único de Saúde (SUS), o tratamento é preconizado pelas Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Carcinoma de Células Renais e varia de acordo com o estágio clínico da doença.

Embora as diretrizes de tratamento não sejam atualizadas desde 2014, o Ministério da Saúde recomendou inicialmente a não incorporação de novos medicamentos.

Você pode mudar este caminho!

A Conitec abriu duas Consultas Públicas sobre a incorporação de medicamentos para o câncer de rim no SUS. Até o dia 19 de julho, as CPs 59 e 60 estão disponíveis para sua colaboração.

1 – Faça um roteiro de pré-contribuição

Antes de entrar no site, utilize um documento para responder as seguintes perguntas sobre o Cabozantinibe, Nivolumabe, Pembrolizumabe, Axitinibe ou Ipilimumabe.

  • Por quanto tempo você usou (ou usa) este medicamento? É de forma permanente? Se sim, desde quando usa?
  • O uso deste medicamento ajudou você a viver melhor? Qual a diferença que ele fez na sua vida?
  • Conte mais detalhes sobre sua qualidade de vida durante o uso do medicamento (pense em efeitos colaterais, como ficou sua vida social e outros).
  • Se for possível, compare com outros tratamentos anteriores.
  • O uso desse medicamento lhe causou efeitos indesejáveis (ou efeitos colaterais)? Se sim, informe quais.

Se você é familiar/cuidador de um paciente também pode participar! Responda as perguntas pensando na pessoa em que você cuida.

2 – Fique Atento

As recomendações preliminares do Ministério da Saúde é pela NÃO INCORPORAÇÃO destes tratamentos no SUS. Se você entende que eles devem entrar na lista do SUS, deve responder que DISCORDA com a recomendação preliminar.

3 – Participe!

Acesse estes link para participar:

Um formulário será aberto e nele você irá inserir suas informações pessoais. Posteriormente, será questionada a forma como você quer prosseguir com a contribuição. Escolha a opção “Formulário Experiência ou Opinião”.

Responda às perguntas conforme o roteiro que sugerimos anteriormente e finalize sua contribuição, clicando em ENVIAR.

Entenda a Câncer de Rim

O carcinoma de células renais (CCR) abrange um grupo diversificado de cânceres de rim com diferentes alterações genéticas ou moleculares. Esse tipo de câncer pode ser esporádico (adquirido ao longo da vida por exposição a fatores de risco) ou hereditário (relacionado ao histórico familiar), mas ambos estão associados a mutações genéticas.

Os sintomas envolvem dor lateral, sangue na urina, tumor abdominal palpável e manifestações de metástase (quando os tumores se espalham para outras partes do corpo), tais como dor nos ossos, tosse persistente e aumento dos gânglios linfáticos.

Back To Top