skip to Main Content
Histórias Inspiradoras

Histórias inspiradoras

Uma seleção de histórias relacionadas ao câncer e a saúde para inspirar reflexões e aprendizados

Cineasta e paciente de câncer de mama, Dani Israel conta como conheceu outra paciente com o mesmo tipo de câncer e dessa amizade surgiu o Força Gurias – uma iniciativa de social media para levar um outro jeito das mulheres lidarem com o câncer de mama e seu tratamento. Com contas no Instagram, Facebook e Youtube se consolidou como um espaço inovador na internet, com lugar de fala, por ser paciente se comunicando com pacientes sobre temas diversos do tratamento como autoestima, comportamento e moda.

Força Gurias: como ajudar mulheres a ver o câncer de mama de outro jeito | Dani Israel | TEDxUFRGS

Conheça uma perspectiva histórica do câncer. Dos 400 anos antes de Cristo aos dias atuais, os fundamentos a respeito do câncer mudaram. Mas algumas coisas permaneceram iguais desde a antiguidade. Historiador e professor hospitalar de crianças e adolescentes no GRAACC, Elder Al Kondari Messora relata sobre essas permanências que precisam ser conhecidas para serem superadas

Você sabia que o câncer tem história? | Elder Al Kondari Messora | TEDxSaoPaulo

As crianças em tratamento de câncer enfrentam diversos desafios, podendo passar pelo incômodo para se alimentar, vômitos e dores e acabar se negando em continuar o tratamento.

Levando em conta que as crianças são fãs de super-herói e que uma criança se torna mais perseverante vestida de batman, segundo estudo. E se o batman ajudasse a convencê-las a fazer o tratamento? O batman é Cristiano Zanetta que não têm poderes como os outros super-heróis, mas com amor, pode ser um símbolo de esperança e força na luta contra o câncer.

O amor como um propósito para motivar pacientes contra o câncer. | Cristiano Zanetta | TEDxFloripa

 

Com apenas 7 anos Ana Luiza foi diagnosticada com um câncer raro. Recomendaram a Carol Varella, a mãe, que viajasse em busca de tratamento qualificado. Assim ela o fez, saindo de Manaus para São Paulo. Ana Luiza realizou quimioterapia, transplante de medula óssea autólogo e recebeu várias bolsas de sangue. Livre da doença e se preparando para voltar a Manaus, Ana Luiza e Carol conheceram outras duas manauaras, Soraia e sua filha Giulia, também diagnosticada com câncer. Juntas, as mães decidiram dar a outras famílias do Norte o que receberam: ajuda no acesso ao tratamento oncológico. Assim fundaram o Instituto Alguém – Ana Luiza e Giulia Unidas Em Missão.

Ajuda no combate ao câncer: Carol Varella at TEDxFloripa 2013 – Acesse AQUI para conferir o vídeo

Mais inspiração?

Acesse e confira a última seleção de Histórias Inspiradoras!

Back To Top