skip to Main Content
Histórias Inspiradoras

Histórias Inspiradoras

Uma seleção de histórias inspiradoras relacionadas ao câncer e a saúde para estimular reflexões e aprendizados

Publicitária e especialista em Tecnologia da Informação, Simone Mozzilli fazia trabalhos voluntários com crianças com câncer. Um dia foi diagnosticada com câncer em estágio avançado e durante o seu tratamento percebeu a dificuldade de encontrar informação confiável e adequada.

Para desmistificar o câncer e engajar o paciente, fechou sua produtora e abriu o Instituto Beaba – https://beaba.org – voltado a Tecnologia da Informação em Oncologia. Para levar informação centrada no paciente, colocaram as crianças para participar desde o início listando o que não entendiam. Assim nasceu o Beabá do câncer, um guia ilustrado com mais de 150 termos do ambiente oncológico, distribuído de 2 a 3 mil unidades por ano para mais de 40 hospitais no Brasil.

Câncer não é brincadeira. Mas pra crianças, pode ser. | Simone Lehwess Mozzilli | TEDxSaoPauloSalon

Médica paliativista, Ana Cláudia Arantes explica que cuidado paliativo é o cuidado do sofrimento humano frente a uma doença que ameaça a continuidade da vida. As doenças se repetem, mas o sofrimento é único para cada pessoa e tem 5 dimensões: físico, emocional, familiar, social e espiritual. Este cuidado possibilita a pessoa doente se libertar da culpa, do medo, da solidão e aproveitar a alegria de viver sem dor, de agradecer, pedir perdão, reconciliar com a família e encontrar sentido na sua existência.

A morte é um dia que vale a pena viver | Ana Claudia Quintana Arantes | TEDxFMUSP

Administradora especialista no Terceiro Setor, Merula Steagall conta que aos 2 anos foi diagnosticada com Talassemia Major, uma anemia hereditária que a faz depender de transfusão de sangue para viver, e que na época, era uma doença fatal. Não se lembra de ter mais de 10 anos de expectativa de vida, ainda assim, viveu plenamente e aos 51 anos agradece por ter superado tantos desafios, não ter tido contaminações nas transfusões, ter casado e ter 3 filhos.

Sua história a encheu de gratidão e vontade de ajudar outros pacientes. Então aceitou presidir a ABRASTA – Associação Brasileira de Talassemia, ao perceber que os pacientes com cânceres no sangue tinham problemas semelhantes fundou a ABRALE – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemias e idealizou e lidera o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer que envolve todos os tipos de cânceres. Estas iniciativas têm como foco o trabalho pelos direitos dos pacientes e o aprimoramento do sistema de saúde.

Coragem está no sangue | Merula Steagall | TEDxSaoPauloSalon

Oncologista Michaela Higgins relata que metade dos cânceres que conhecemos e temos hoje poderiam ser prevenidos de formas já conhecidas. Prevenir é melhor que remediar e a segunda melhor coisa é detectar o câncer cedo. 90% dos casos de câncer podem ser curados se descobertos no estágio 1.

“A maioria dos cânceres tem uma causa baseada no estilo de vida ou no ambiente, precisamos deixar de fumar, comer de forma saudável e nos vacinarmos contra os vírus comuns que causam o câncer”, disse ela. Assim como trabalhar juntos para criar soluções conjuntas para prevenir, diagnosticar e tratar as pessoas com câncer em todo o mundo.

A história de cancro que nunca ouviram | Michaela Higgins | TEDxUCD

Mais inspiração?

Acesse e confira a última seleção de Histórias Inspiradoras!

Back To Top