skip to Main Content
Histórias Inspiradoras

Histórias Inspiradoras

Uma seleção de histórias relacionadas ao câncer e a saúde para inspirar reflexões e aprendizados.

Pesquisas sobre o câncer dependem muito de testes de drogas em ratos. No entanto, para um tratamento eficaz, precisamos estudar células humanas, é o que defende a oncologista Azra Raza. Em sua palestra, nos explica aos desafios das pesquisas personalizadas sobre o câncer e propõe uma possível solução, baseada em décadas de coleta de amostras.

Por quê curar o câncer é tão difícil | Azra Raza | TEDxNewYork

Atualmente os tratamentos aplicados no combate aos mais diversos tipos de câncer são baseados em quimioterapias e radioterapias, mas por quê não fazer nosso organismo combater essa enfermidade?

Médica, coordenadora da equipe de pesquisa de combate ao câncer da Fundação Oswaldo Cruz, Adriana explica o funcionamento das células e os linfócitos do sistema imune e como ele pode ajudar o câncer e metástases a se estabelecerem. Porém se formos capazes de estudar os linfócitos em contato com o tumor e saber quais as suas estratégias, poderemos ser capazes de prever em que órgãos poderão acontecer metástases. Dado clínico que proporcionará a melhora da qualidade de vida e aumento da sobrevida dos pacientes, pois para algumas metástases existem tratamentos preventivos, e nos outros casos, haveria o rastreamento e detecção precoce.

Câncer e sistema imune: Parceiros ou rivais? | Adriana Bonomo | TEDxPetrópolis

Aos 23 anos Flavia Maoli foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin. A transformação do corpo, a perda do cabelo e o transplante de medula óssea não foram suficientes para abatê-la. “Eu me dei conta de que o câncer não é uma escolha, mas o bom humor é. Eu decidi ser feliz. Não foi uma escolha fácil, mas foi a mais inteligente. Minha vida, mesmo com câncer, voltou ao normal”, afirma.

Despretensiosamente, Flávia criou o blog “Além do cabelo” com objetivo de compartilhar dicas de beleza. Logo percebeu o interesse das pessoas em saber como ela enfrentava a doença no dia a dia. O passatempo se transformou em profissão. Hoje ela ajuda pessoas diagnosticadas com câncer a enfrentarem a doença e o tratamento. Escreve no blog, dá palestras e criou o Projeto Camaleão que recebeu esse nome, pois como o animal, ela se adapta a situação em que está para continuar viva.

Câncer, uma sentença de vida | Flavia Maoli | TEDxUnisinos

Muitas vezes o câncer é descoberto quando já se têm sintomas e o diagnóstico é realizado de forma invasiva por biópsias ou pulsões. Já imaginou o câncer ser encontrado em estágio inicial e de uma forma simples, como um exame de sangue? Depois de muita pesquisa usando a nanotecnologia, a química Priscila Kosaka desenvolveu um sensor 1 milhão de vezes mais sensível que as técnicas atuais e uma taxa de erro de apenas 2 em cada 10.000 ensaios.

Hoje reside na Espanha, onde alcançou o seu objetivo: desenvolver uma técnica altamente sensível e viável para a detecção precoce de várias doenças, entre elas o câncer, através de um exame de sangue.

Da Alquimia à Detecção de Câncer por Nanotecnologia | Priscila Kosaka | TEDxGoiânia

 

Mais inspiração?

Acesse e confira a última seleção de Histórias Inspiradoras!

Back To Top