Skip to content

Fórum inter-regional sobre câncer terá participação de Drauzio Varella, no Amapá

A 5ª edição do Fórum Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) – Norte e Nordeste ocorrerá nesta quinta (27) e sexta-feira (28) na sede do Sebrae Amapá, em Macapá. A participação do médico oncologista, cientista e escritor Drauzio Varella foi confirmada pela organização do evento.

A programação contará com especialistas, profissionais da saúde, representantes do governo, hospitais e organizações de apoio a pacientes.

A programação é liderada pela ONG Carlos Daniel, que presta assistência a pacientes com câncer há oito anos. O presidente, Agenilson Silva, explica que o evento é uma oportunidade ideal para discutir com instituições públicas a situação deficitária do Estado em relação ao tratamento do câncer.

Faremos um amplo debate sobre oncologia no Norte e no Nordeste, onde falaremos especificamente também do Amapá. Convidamos todos os profissionais, acadêmicos e toda a sociedade para participar. Ontem o Dr Drauzio Varella aceitou o convite e conformou que estará conosco no evento’, disse Agenilson Silva.

O evento ocorrerá de forma presencial e também será transmitido pela internet. A programação é liderada pela ONG Carlos Daniel, que presta assistência a pacientes com câncer há oito anos.

O fórum

O 5° Fórum Todos Juntos Contra o Câncer Norte Nordeste é uma iniciativa do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, com o apoio da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Instituto Roda da Vida e ONG Carlos Daniel, além do Apoio Educacional do Onco Ensino e do apoio institucional do Sebrae.

O fórum tem como objetivo discutir as principais necessidades e possíveis soluções para a atenção oncológica nas regiões Norte e Nordeste do país, onde são esperados mais de 178 mil novos casos de câncer neste ano, segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

A ONG Carlos Daniel, criada após a perda do filho de Agenilson Silva, vítima de leucemia em 2015, é uma das entidades responsáveis pelo evento e destaca a importância do fórum para discutir soluções para o câncer infantojuvenil na região, onde não há tratamento disponível para esse público.

O evento em questão terá como pautas aprimorar a Política Nacional de Controle do Câncer, incentivar a promoção de saúde, a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento adequado. Além disso, o fórum irá abordar os desafios específicos da região e as dificuldades enfrentadas pelos estados, como o Amapá, em relação ao diagnóstico e tratamento do câncer.

 

Fonte: G1.Globo

Back To Top