skip to Main Content
ESTATUTO DA PESSOA COM CÂNCER: PL 1605/2019 PROPÕE A CRIAÇÃO DE UM MARCO LEGAL PARA A ONCOLOGIA

ESTATUTO DA PESSOA COM CÂNCER: PL 1605/2019 PROPÕE A CRIAÇÃO DE UM MARCO LEGAL PARA A ONCOLOGIA

Tema é debatido em Reunião dos Grupos de Trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

Hoje realizamos a Reunião Geral dos Grupos de Trabalho do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer.

Tiago Cepas, analista de Advocacy e Políticas Públicas, apresentou os principais resultados da pesquisa “Como está o tratamento do Câncer, durante a pandemia do novo coronavírus?”. Idealizada pelo Movimento TJCC, busca analisar durante a pandemia, os impactos nos tratamentos de Câncer, a partir de uma visão multifocal de pacientes, cuidadores e profissionais da saúde de 25 estados e Distrito Federal. Para responder a pesquisa ou conferir os infográficos com os resultados, clique aqui.

O Deputado Federal Eduardo Braide (PODE – MA), apresentou o Projeto de Lei 1605/2019, de sua autoria e que institui o Estatuto da Pessoa com Câncer. O PL estabelece princípios, objetivos, direitos e deveres para prevenção, combate e tratamento do Câncer. Segundo consta na proposição, o Estatuto tem por finalidade a criação de uma norma legal capaz de abranger e propor soluções para as  diversas dificuldades enfrentadas pelos pacientes oncológicos do país. O Movimento TJCC apoia as propostas de soluções para as diversas dificuldades enfrentadas pelos pacientes oncológicos do país, assim como, a aprovação do Estatuto. Veja aqui o projeto de lei na íntegra e outro debate que realizamos deste tema. 

Fábio Fedozzi, diretor geral da Abrale, e Merula Steagall, presidente da Abrale e idealizadora do Movimento TJCC, ressaltaram que o 7° Congresso Todos Juntos Contra o Câncer será realizado de 21 a 25 de Setembro, em formato digital, mantendo a qualidade e trazendo muitas inovações para realização dos painéis, estandes e o network entre os participantes e palestrantes. Em breve, abriremos as inscrições no site: www.congresso.tjcc.com.br/ 

Nina Melo, coordenadora do Observatório de Oncologia divulgou o 5º Fórum  Big Data em Oncologia, que acontecerá online, nos dias 29 e 30 de Julho, das 18h30 às 20h. Este ano, o tema será “Desigualdade e Câncer”. Confira a programação e se inscreva gratuitamente: https://observatoriodeoncologia.com.br/bigdata/ .

Maria Júlia, representante da Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), divulgou a Campanha Julho Verde, mês para prevenção do Câncer de cabeça e pescoço. Realizada pela ACBG Brasil, a edição de 2020 tem o lema “Seu Corpo é sua vida. Não o destrua!”. Ela estimula o autocuidado na prevenção do câncer de cabeça e pescoço, trazendo o protagonismo a cada indivíduo sobre os fatores de risco. 

Agradecemos a todos pela participação e pelo trabalho incansável, buscando a melhoria do cuidado ao Câncer no Brasil.

 

Fonte: TJCC / Por Talita Garrido

 

Back To Top