Skip to content

*Imunoterapia não traz complicações no tratamento de pacientes oncológicos diagnosticados com Covid-19.

Um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Câncer da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, relata que o tratamento com imunoterapia não traz complicações para pacientes com câncer e diagnosticados com o novo coronavírus.

Essa preocupação surgiu pelo fato de que uma das questões sobre o novo coronavírus, e que frequentemente leva pacientes a óbito, é a inflamação excessiva dos pulmões. Justamente, um dos efeitos colaterais causados pela imunoterapia.

Esse estudo, comentado pelo oncologista clinico do IBCC Oncologia, Dr. Márcio Kawano, juntamente com outros dados disponíveis atualmente, aponta que a imunoterapia não traz maiores complicações para pacientes que se infectam pela Sars-CoV-2 durante o tratamento.

Ainda nesse mesmo artigo, os pesquisadores investigam se o uso de um medicamento hipoglicemiante, a metformina, poderia reduzir a produção de citocinas, substâncias que, quando em excesso, podem levar à insuficiência respiratória em pacientes com a Covid-19.

É importante lembrar que a Covid-19 é uma doença nova e por isso é impossível haver resposta absoluta e definitiva para várias questões que a cercam. Desta forma, havendo qualquer dúvida, procure sempre a orientação de um oncologista.

 

Fonte: IBCC Oncologia 

Back To Top