Skip to content
Imagem De Um Paciente Deitado Na Maca

Brasil tem quase 600 mil novos casos de câncer por ano, diz diretora da OMS

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, celebrado nesta sexta-feira (4), chama atenção para o diagnóstico precoce, como medida fundamental para evitar complicações e ampliar as chances de cura pela doença.

Em entrevista à CNN, a diretora da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), Elisabete Weiderpass, destacou que a doença ainda apresenta um impacto profundo para a saúde global.

São quase 600 mil pessoas no Brasil que, por ano, desenvolvem câncer. E os tipos de câncer mais comuns são os de próstata, de mama, câncer colorretal, de pulmão e de tireoide. Essas são as prioridades em termos de pesquisa e de ações para prevenir e tratar o câncer no Brasil hoje’, afirmou.

Segundo a pesquisadora, a pandemia poderá levar ao aumento dos casos graves de câncer, devido ao atraso no diagnóstico da doença.

‘A pandemia de 2019 teve um impacto grande no diagnóstico, no rastreamento e no início do tratamento de pacientes afetados por câncer. E estamos só agora começando a entender a magnitude que esses atrasos vão ter na sobrevida de pacientes. Em geral, em relação ao câncer, o mais cedo que você diagnostica e o mais cedo que você trata, melhor o prognóstico’, disse Elisabete.

Segundo a diretora da OMS, a cirurgia de retirada dos tecidos afetados pelo câncer ainda é uma das medidas mais importantes para o tratamento. No entanto, a ciência tem alcançado avanços no desenvolvimento e melhorias das terapias contra a doença.

Além da quimioterapia e da radioterapia, amplamente utilizadas contra o câncer, ela destaca a utilização de terapia com prótons, imunoterapia, anticorpos monoclonais, terapia gênica, transplantes e métodos de inteligência artificial.

Ela considera os avanços significativos, mas defende também o investimento em políticas públicas voltadas à prevenção.

‘Os investimentos são suficientes? Não, eles nunca são suficientes. Nenhum país do mundo, nem os países mais ricos do mundo podem se permitir usar todo o arsenal de tratamento que a gente está descobrindo no cotidiano cientificamente. Então, o melhor investimento é realmente na prevenção’, disse.

Segundo Elisabete, a adoção de hábitos de vida saudáveis pode contribuir para o desenvolvimento da doença. ‘A boa notícia é que a maioria dos canceres podem ser evitados. Eu diria que hoje no Brasil cerca de 50% dos cânceres podem ser completamente evitados. E como se evita?! Controlando o fumo de cigarro, o consumo excessivo de álcool, o sobrepeso ou obesidade e alimentação que não é sadia e exposição a agentes poluidores no ar e na água’, afirmou.

 

Fonte: CNN Brasil 

Back To Top