skip to Main Content
Projeto De Lei Do Estado Do Rio De Janeiro Institui Campanha Estadual De Prevenção E Combate Ao Câncer De Ovário

Projeto de lei do estado do Rio de Janeiro institui Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário

Tema foi debatido no 7º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, em setembro de 2020

O câncer de ovário é silencioso. A maioria das pacientes é diagnosticada em estágios avançados. Nos dias de hoje, políticas públicas e informação são fundamentais para monitorar a saúde das mulheres.

Assim, tramita na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), o Projeto de Lei (PL) nº 3.193/2020, que cria a Campanha Estadual de Prevenção e Combate ao Câncer de Ovário. O autor do PL é o Deputado Daniel Librelon.

O tema foi discutido no 7º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer, no painel “Juntos Contra o Câncer de Ovário”. Neste debate, Anne Carrari (@sobrevivi_ao_cancer_de_ovario), paciente de câncer de ovário metastático desde 2015, revelou ter buscado por informações a respeito de sobreviventes deste tipo da doença e não ter encontrado. E quando se tornou voluntária do Instituto Oncoguia, obteve acesso ao dado de que 70% das mulheres recebem o diagnóstico tardio.

“É muito importante que as mulheres se conscientizem sobre este tipo de câncer. É preciso escutarmos mais o corpo. Mas os médicos também precisam ouvir seus pacientes. Às vezes, assim como o resultado de um exame, um relato pode ser essencial para um diagnóstico precoce”, alertou.

Associação de Combate ao Câncer de Ovário + Movimento TJCC

Fernando de Lima, jornalista e fundador da Associação de Combate ao Câncer de Ovário – ACCO, reforçou a importância da comunicação para a prevenção da doença durante o Congresso.

“Falar sobre o câncer de ovário é estratégia fundamental para alertar as mulheres. Hoje, 20% das brasileiras acima dos 16 anos não vão ao ginecologista com regularidade. 31% considera-se saudável, mesmo sem nenhum tipo de avaliação e 22% não acha importante passar por este tipo de consulta. Para mudarmos esse cenário, é preciso envolvimento da sociedade organizada, sociedades médicas e gestão pública”.

O Projeto de Lei nº 3.193/2020 é um desdobramento do Painel do Congresso TJCC. A articulação deste PL é fruto do trabalho em conjunto do Movimento TJCC e da Associação de Combate ao Câncer de Ovário – ACCO. A expectativa é que a Lei seja aprovada em maio de 2021, mês de prevenção deste tipo da doença.

Agradecemos a equipe de assessores do Deputado, pela acolhida do tema e presença no 7º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC).

Todas as palestras e debates podem ser assistidos no site do Movimento TJCC!

Back To Top