Skip to content
A Imagem Contém Fotos De Remédios Em Vários Formatos, A Fim De Representar A Necessidade De Medicamentos Em Oncologia.

Drogas desabastecidas sem medicamentos substitutos em Oncologia

     Os pacientes oncológicos enfrentam grandes desafios para acessar o melhor tratamento disponível. Embora a ciência tenha tido grandes avanços e novas descobertas na área do câncer, os episódios de falta de medicamentos só têm aumentado no país. Uma das possíveis causas é a descontinuação temporária ou definitiva de remédios, como foi o caso do Bussulfano para o Transplante de Medula Óssea. 

A partir das diretrizes da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil, o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, as organizações parceiras e seu Grupo de Trabalho de Acesso e Tratamento vêm elaborando iniciativas para solucionar os problemas de comunicação e abastecimento de medicamentos comprovadamente eficazes e utilizados há muitos anos em Oncologia. 

Assim, as propostas enviadas ao poder público incluem:

  1. A criação do Sistema de Monitoramento dos Fármacos em Oncologia –  para gerar alertas proativos e oportunos à comunidade médica e outros interessados a respeito de riscos de falta de produtos essenciais. Incluindo a geração de protocolos clínicos alternativos, quando possível;
  2. A elaboração do Programa de Abastecimento de Medicamentos Essenciais – soluções para o abastecimento de medicamentos em Oncologia. Podendo viabilizar alternativas e rápida resolução de problemas através de laboratórios farmacêuticos oficiais, universidades, incentivos às indústrias nacionais. A iniciativa poderá contar, ou não, com o envolvimento de outros países.  

Sendo a maior coalização de Oncologia no Brasil, o Movimento TJCC continuará a defender os direitos de milhares de pacientes com câncer no país.

Back To Top