skip to Main Content
Participe Da Consulta Pública Para Incorporação De Tratamento De Câncer Colorretal Metastático No SUS

Participe da Consulta Pública para incorporação de tratamento de câncer colorretal metastático no SUS

Está aberta a Consulta Pública (CP) nº 25 para ouvir a sociedade a respeito da incorporação de anticorpos monoclonais (bevacizumabe, cetuximabe, panitumumabe) associados à quimioterapia no tratamento de primeira linha do câncer colorretal metastático. O prazo para o envio das contribuições se encerra no dia 17 de maio de 2022. Por isso, se você é profissional da saúde, paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente ou interessado no tema, não deixe de participar!

A tecnologia foi demandada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA/MS) para avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec), esta última, deliberou que a recomendação inicial fosse desfavorável à incorporação, pelos benefícios do medicamento serem pouco significativos e não justificarem o impacto orçamentário estimado para o tratamento com a associação dos anticorpos monoclonais. 

Seja a favor ou contra a incorporação, a sua voz importa para aprimorarmos o acesso à tratamentos oncológicos no Brasil!

Como faço para participar?

Os interessados em participar da Consulta Pública deverão acessar o site Participa + Brasil, uma plataforma do Governo para unificar os canais digitais de participação social. Siga o passo a passo a seguir para fazer a sua contribuição:

Acesse o site Participa Brasil e clique no botão “Acesso” no campo superior direito. 

  1. Faça o login com a sua conta no Gov.BR. Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta 
  2.   Uma vez já logado em sua conta Gov.Br, mantenha a página do Participa+Brasil em aberto e volte para este passo a passo.
  3. Selecione o formulário que deseja preencher para participar da Consulta Pública Nº25:
  • Formulário Experiência ou Opinião – para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros. – Acesse aqui 
  • Formulário Técnico-científico – para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia avaliada. – Acesse aqui 
  1. Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler os relatórios da CONITEC antes de fazer a sua contribuição, eles fornecem informações sobre a patologia e ajudam a compreender o que embasou a recomendação preliminar.
  2. Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião” 
  3. Finalize clicando no botão ‘Enviar opinião’ no rodapé da página, ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro.

TJCC apoia o parecer da SBOC 

Nós do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) apoiamos o  parecer técnico da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) referente à Consulta Pública nº 25 da Conitec, com posicionamento favorável à incorporação das tecnologias avaliadas com base na manifestação do Comitê de Tumores Gastrointestinais, liderado pela Dra. Maria Ignez, presente no teor da contribuição. Acesse o documento íntegra para conferir o parecer da SBOC. 

 

Fonte: Comunicação TJCC

Back To Top