skip to Main Content
Movimento TJCC Atualiza Os Indicadores Dos Cânceres De Mama E Colo Do Útero

Movimento TJCC atualiza os Indicadores dos Cânceres de Mama e Colo do Útero

Conheça os novos dados, lançados neste Outubro Rosa

O Movimento Todos Juntos Contra o Câncer atualizou a base de dados dos Indicadores de Câncer de Mama e Indicadores de Câncer de Colo do Útero. As informações, agora, são referentes aos anos de 2012 a 2019 e podem ser acessadas no site do Observatório de Oncologia –  https://observatoriodeoncologia.com.br/, uma iniciativa do Movimento. 

A criação dos indicadores foi idealizada pelo Grupo de Trabalho de Saúde da Mulher – composto pelas organizações Américas Amigas, Instituto Avon e Pense Pink – e realizado pela Moka Info. A iniciativa visa monitorar a implementação da Política Nacional para Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC) e, com os dados, dar suporte aos líderes da Saúde, tanto da sociedade civil organizada quanto do governo, na construção de planejamento estratégico e políticas públicas baseadas em evidências. Melhorando, assim, a atenção às mulheres com câncer no Brasil.

O Movimento TJCC é composto por mais de 200 entidades que colaboram em prol do cumprimento da Política Nacional. Também composto por um Conselho Estratégico e Grupos de Trabalho, seu principal objetivo é influenciar as políticas de saúde na área de Oncologia, conforme preconiza a nossa Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil.

A Declaração é um documento que mapeia a situação da doença no Brasil e aponta as prioridades para serem trabalhadas. No capítulo de Saúde da Mulher, pautamos estes temas e focamos nossos esforços nesta direção:

  1. Redução da incidência, morbidade e mortalidade por câncer em mulheres no país;
  2. Implementação total da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) em âmbito nacional;
  3. Melhoria da qualidade dos exames realizados e da manutenção dos equipamentos;
  4. Controle e redução do câncer de colo uterino, uma neoplasia altamente prevenível;
  5. Encaminhamento ágil e adequado de mulheres com exames alterados, tanto mamografias quanto Papanicolau.

Confira o documento na íntegra aqui:  https://tjcc.com.br/downloads/declaracao.pdf .

Back To Top