skip to Main Content
Mamografia No SUS A Partir Dos 40 Anos

Mamografia no SUS a partir dos 40 anos

Campanha do Coletivo Pink apoiada pelo Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

Durante o Outubro Rosa 2021, a campanha Mamografia no SUS a partir dos 40 anos, de iniciativa do Coletivo Pink, engajou toda a sociedade para defender o direito das mulheres à realização da mamografia de rotina no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir dos 40 anos, diferentemente do critério atual de 50 anos.

Ampliar a faixa etária preconizada para a realização de exames de rastreamento mamográfico para 40 a 69 anos, é uma necessidade comprovada pelo Panorama do Câncer de Mama no SUS do Observatório de Oncologia. Além de ser uma das propostas de solução previstas na Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil. 

Por meio da plataforma Todos pela Cura, a campanha quer dar voz à população para que o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 679/2019, que assegura a realização da mamografia anual no SUS a partir dos 40 anos, seja colocado em votação e aprovado no Congresso Nacional. Até agora, mais de 1,2 milhão de mensagens já foram enviadas aos deputados federais em apoio ao PDL nº 679/2019, mas ainda é preciso fazer mais.

“A iniciativa poderá fazer a diferença na vida de milhares de mulheres, pois sabemos que a detecção precoce do câncer de mama possibilita tratamentos menos agressivos e com taxas de sucesso mais satisfatórias. Temos que levar essa informação aos congressistas e fazer valer nossos direitos”, destaca Cristiane Santos Blanch, diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil.

Essa mudança é para todas nós!

Na última semana do Outubro Rosa, a Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o PDL nº 679/2019 que agora segue para a CCJ – Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.  Por isso, convidamos a sociedade novamente a juntar-se nessa mobilização para fazer o tema chegar a ainda mais brasileiros e garantirmos a votação no Congresso Federal.

Acesse o site da campanha, conheça o projeto e diga aos nossos deputados federais: “Eu defendo a mamografia no SUS a partir dos 40 anos!”. Compartilhe também essa iniciativa com a sua rede de contatos! 

Juntos podemos alcançar esta mudança!

 

Fonte: Coletivo Pink 

Back To Top