skip to Main Content

Faça a diferença! Opine sobre a incorporação do Trastuzumabe entansina no SUS

As contribuições poderão ser enviadas até o dia 27 de junho

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu duas consultas públicas (CP) para ouvir a sociedade a respeito da incorporação do Trastuzumabe entansina, também conhecido como T-DM1, para tratamento de câncer de mama avançado, no âmbito do SUS. A Conitec já apresentou a sua recomendação inicial às consultas públicas vigentes:

  • CP nº 40 – Favorável a incorporação do Trastuzumabe entansina para tratamento adjuvante do câncer de mama HER2-positivo inicial aos pacientes em estádio III, com doença residual pós tratamento neoadjuvante 
  • CP nº 37 – Desfavorável à incorporação do Trastuzumabe entansina em monoterapia para tratamento de pacientes com câncer de mama HER2- positivo metastático ou localmente avançado não ressecável, com tratamento prévio de trastuzumabe e um taxano

A Conitec precisa te ouvir!

Seja para manter ou reverter a decisão inicial, a sua voz importa para melhorarmos o acesso ao tratamento de câncer de mama no sistema público de saúde. Por isso, se você é paciente, teve experiência prévia com o medicamento, é profissional da saúde, cuidador, familiar, amigo ou interessado no tema, não deixe de participar das CPs nº 40 e nº 37.

Como faço para participar?

Os interessados em participar da Consulta Pública deverão acessar o site Participa + Brasil, uma plataforma do Governo para unificar os canais digitais de participação social. Siga o passo a passo a seguir para fazer a sua contribuição:

  • Acesse o site Participa Brasil e clique no botão “Acesso” no campo superior direito.
  • Faça o login com a sua conta no Gov.BR. Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta 
  • Uma vez já logado em sua conta Gov.Br, mantenha a página do Participa+Brasil em aberto e volte para este passo a passo.
  • Selecione o tipo de formulário que deseja preencher para participar das consultas públicas: Formulário Experiência ou Opinião para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros. Ou o Formulário Técnico-Científico para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia 
    • CP Nº40 – Formulário Experiência ou Opinião – Acesse aqui  ou Formulário Técnico-científico– Acesse aqui
    • CP Nº 37 – Formulário Experiência ou Opinião –  Acesse aqui  ou Formulário Técnico-científico – Acesse aqui
  • Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler os relatórios da CONITEC antes de fazer a sua contribuição, eles fornecem informações sobre a patologia e ajudam a compreender o que embasou a recomendação preliminar. 
  • Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião” 
  • Finalize clicando no botão “Enviar opinião” no rodapé da página. Também ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro.

TJCC apoia o parecer da SBOC

Nós do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) apoiamos o parecer técnico da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) referente às Consultas Públicas nº 37 e 40 da Conitec, com posicionamento favorável à incorporação da tecnologia avaliada com base na manifestação do Comitê de Tumores Mamários e em robustos dados de eficácia, segurança e qualidade de vida. Acesse os documentos na íntegra para conferir os pareceres da SBOC:

Posicionamento SBOC – Consulta Pública Conitec nº 37/2022 – Confira

Posicionamento SBOC – Consulta Pública Conitec nº 40/2022 – Confira

 

 

Fonte: Comunicação TJCC

Back To Top