skip to Main Content
Juntos Por Cuidados Mais Justos!

Juntos Por Cuidados Mais Justos!

Movimento TJCC organiza live sobre o Estatuto da Pessoa com Câncer no Dia Mundial da Doença

No dia  4 de fevereiro diversas ações são realizadas ao redor do mundo para celebrar o Dia Mundial do Câncer, iniciativa global liderada pela União para o Controle Internacional do Câncer (UICC) que, a partir deste ano, traz para a campanha o tema: “Por Cuidados Mais Justos”. O objetivo é reconhecer as desigualdades no tratamento do câncer que custam muitas vidas; questionar o status quo e ajudar a reduzir o estigma; ouvir as perspectivas das pessoas que vivem com a patologia e a sociedade, além de deixar que essas experiências vividas guiem nossos pensamentos, ações e melhorias de cenário. 

Assim como a UICC, o Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC) acredita que cada um de nós exerce papel fundamental na redução dos impactos do câncer. As lacunas da atenção oncológica podem e devem ser evitadas. Embora 10 milhões de pessoas venham a óbito anualmente em decorrência da patologia, outras 43,8 milhões encontram-se vivas cinco anos após o diagnóstico do câncer. E tantas outras poderiam  ter a mesma qualidade de vida ou não ter a doença, se todos nós nos comprometêssemos com um futuro mais saudável. 

Faz-se necessário que a gestão pública atente para as barreiras e inequidades intrínsecas ao acesso ao cuidado oncológico: renda, educação, localização e discriminação com base na etnia, gênero, orientação sexual, idade, deficiência e estilo de vida podem ser algumas delas. A partir de ações coletivas e trabalho em rede  podemos mudar os desfechos, em prol do acesso equânime aos serviços de saúde, promoção à saúde, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno e de qualidade.

O progresso é possível

Além de apoiar a campanha todos os anos, o TJCC  trabalha diariamente em prol da melhoria da atenção oncológica no país, junto de mais de 200 organizações membro, guiadas pelas diretrizes da Declaração para Melhoria da Atenção ao Câncer no Brasil. Documento elaborado de forma colaborativa com a sociedade civil que, inclusive, recebeu na sua mais nova versão um capítulo dedicado aos impactos da COVID-19 .

O Estatuto da Pessoa com Câncer é uma das conquistas alcançadas no ano de 2021 e defendidas nas propostas de ação da Declaração. Enquanto o Estatuto tramitava no Congresso Nacional – Projeto de Lei 1605/2019 – o Movimento TJCC apoiou e mobilizou esforços para ele fosse aprovado em prol dos direitos dos pacientes. 

Agora como Lei Nº 14.238/2021, reforça-se mais uma vez o câncer como uma responsabilidade coletiva, tendo em vista que a lei elenca novos deveres, e apresenta governos e indivíduos como parte responsável na inclusão social da pessoa com câncer. Além de, em condições de igualdade, assegurar e promover o acesso ao tratamento adequado e o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais. 

Em comemoração ao Dia Mundial do Câncer, o Movimento irá realizar uma live às 19h no dia 04 de fevereiro, para conscientizar a população e ouvir as perspectivas de pacientes e médicos sobre importância dos cuidados mais justos na Oncologia, por meio do Estatuto da Pessoa com Câncer.

O evento contará com participação da Dra. Paola Torres, médica onco-hematologista e presidente do Instituto Roda da Vida. Anne Carrari, paciente de câncer de ovário metastático e graduanda em Saúde Pública (USP). Thiago Brasileiro, engenheiro agrimensor e paciente de leucemia mieloide crônica e Eduardo Froes, analista de advocacy e políticas públicas do Movimento TJCC.

Junte-se a nós nesta importante data! Acompanhe a live pelo instagram do TJCC

 

Back To Top