skip to Main Content
Vacina Contra A Gripe. Posso Tomar?

Vacina contra a gripe. Posso tomar?

Entenda como acontece a vacinação para pessoas com câncer

Por Tatiane Mota

Por conta da pandemia do coronavírus, as campanhas de vacinação contra a gripe foram adiantadas. Essa vacina não protege contra a COVID-19, mas ajuda muito para que as pessoas não contraiam vírus da gripe, que também podem ser bastante perigosos.

No sistema público de saúde, neste primeiro momento, idosos e profissionais de saúde serão imunizados. A próxima etapa terá início no dia 16 de abril e irá imunizar pacientes crônicos, como os oncológicos.

Mas qual a diferença entre gripe e resfriado? De acordo com a Dra. Michelle Zicker, infectologista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, são os tipos de vírus que irão determinar se uma pessoa está gripada ou resfriada.

“A gripe é causada pelo vírus Influenza e por qualquer um de seus subtipos. E apenas por ele. Já o resfriado comum pode ser causado por cerca de 200 vírus diferentes, mas o mais comum é o rinovírus. Outro ponto importante que diferencia um do outro são os sintomas que o indivíduo irá apresentar”, explica a médica.

Na gripe o paciente tem um comprometimento em seu estado geral, então fica mais prostrado, desanimado, querendo ficar só na cama, além de apresentar febre alta, dor de cabeça e garganta, tosse e congestão nasal. No resfriado, por sua vez, apresenta sintomas mais amenos, como espirros, nariz escorrendo e até tosse, mas sem comprometer muito o corpo.

Outro ponto que difere é o tratamento. Para o resfriado, geralmente repousar e tomar bastante líquido pode ajudar bastante. Já na gripe, alguns grupos populacionais considerados de risco e que podem desenvolver a forma mais grave da doença são candidatos a tomar a vacina contra o vírus Influenza.

São eles:

– Idosos

– Crianças menores de 5 anos

– Gestantes

– Portadores de doenças crônicas, cardiológicas e pulmonares

– Pacientes imunodeprimidos, como aqueles em tratamento do câncer

“Quando a gripe se complica e torna-se um quadro agudo viral, ela pode predispor o indivíduo a uma infecção bacteriana sobreposta, por toda a questão da baixa imunidade, pela reação inflamatória que o vírus causa nas vias aéreas superiores e inferiores, podendo surgir uma pneumonia, que necessitará de um tratamento específico, com antibióticos. E por isso a importância de se vacinar”, ressalta a doutora.

Como funciona a vacina contra a gripe para pacientes oncológicos

gripe, vacina, vacinação, campanha, começa, vacina gripe, vacinação gripe, vacina contra a gripe, campanha de vacinação da gripe, testa, novo, vacina 4 anos, vacina da gripe, vacinar, posso, gripe influenza a, vacina contra o cancer, vacina cancer, vacina do cancer, vacina contra o câncer, vacina anti cancer, tipos de vacina, tipos de vacinas, quimioterapia contato com outras pessoas, vacina do cancer, porque não tomar a vacina h1n1, atenuadas, vacina h1n1 virus atenuado, quais sao as vacinas atenuadas, efeitos colaterais da vacina da gripe, vacina causa cancer, coronavírus, coronavirus, corona vírus, corona virus, coronavírus tratamento, coronavirus tratamento, corona vírus tratamento, corona virus tratamento, destaque1Ela é feita por meio de vírus inativado, com base na proteína do ovo. E é justamente por isso que, diferente da vacina da febre amarela, está LIBERADA aos pacientes com câncer.

“O que recomendamos é tomar a vacina sempre entre os ciclos de quimio, já que neste momento a imunidade está um pouco melhor, com neutrófilos acima de mil. Assim, o paciente terá uma melhor resposta à vacina. E todos podem e devem ficar tranquilos, pois diferente do que vemos por aí, a vacina não causa gripe. Ela é bem segura”, explica a Dra. Michelle.

A vacinação protege por cerca de 8 meses o paciente da gripe, mas é importante ter em mente que os vírus sofrem mutações em sua estrutura a cada ano. Então, todos os anos a Organização Mundial de Saúde (OMS) realiza um rastreamento dos vírus que estão circulando no hemisfério norte e no hemisfério sul, e criam uma vacina específica. Por isso, é importante se vacinar todos os anos.

Outras armas contra os vírus da gripe e resfriado:

gripe, vacina, vacinação, campanha, começa, vacina gripe, vacinação gripe, vacina contra a gripe, campanha de vacinação da gripe, testa, novo, vacina 4 anos, vacina da gripe, vacinar, posso, gripe influenza a, vacina contra o cancer, vacina cancer, vacina do cancer, vacina contra o câncer, vacina anti cancer, tipos de vacina, tipos de vacinas, quimioterapia contato com outras pessoas, vacina do cancer, porque não tomar a vacina h1n1, atenuadas, vacina h1n1 virus atenuado, quais sao as vacinas atenuadas, efeitos colaterais da vacina da gripe, vacina causa cancer, coronavírus, coronavirus, corona vírus, corona virus, coronavírus tratamento, coronavirus tratamento, corona vírus tratamento, corona virus tratamento, destaque1

– Higienização das mãos frequente, seja com água e sabão ou com o uso do álcool em gel

– Evitar locais fechados, com muita aglomeração

– Utilizar lenço descartável para assoar o nariz

– Evitar compartilhar utensílios individuais, como talheres e copo

– Cobrir a boca e nariz quando for tossir ou espirrar

– Evitar ficar perto de pessoas que estejam gripadas ou resfriadas

– Utilizar máscaras também é uma dica importante

Fonte: Revista Abrale

Back To Top