Skip to content

Tabagismo aumenta risco para leucemias agudas

Hábito entra para lista de fatores de risco para esses tipos de cânceres hematológicos devido aos seus componentes tóxicos

A relação entre tabagismo e alguns tipos de câncer vem sendo estudada há anos. Por exemplo, fumar aumenta em 23 vezes a chance de um homem ter câncer de pulmão. Uma das informações novas trazidas pela Estimativa de Incidência de Câncer no Brasil 2020 é a associação entre a leucemia e o cigarro. Aumentando, assim, a lista de neoplasias associadas ao cigarro e enfatizando a importância do Dia Mundial Sem Tabaco.

A razão do tabagismo ser tão prejudicial à saúde está no fato de diversas substâncias presentes no cigarro serem agentes cancerígenos, ou seja, estão relacionadas com o aparecimento de neoplasias. A principal delas é o alcatrão.

“O alcatrão é um conjunto de substâncias tóxicas que estão relacionadas com o processo cronicamente irritativo do pulmão. Isso leva a mutagênese e surgimento do câncer de pulmão, principalmente. Mas ele está relacionado, hoje, com diversas neoplasias também”, explica o Dr. Guilherme Perini, hematologista no Hospital Israelita Albert Einstein.

Outra substância que é sabidamente tóxica é a nicotina. De acordo com o Dr. Perini, ela é a responsável por causar a dependência física. Inclusive, fazendo com  que o cigarro cause uma das maiores dependências físicas conhecidas atualmente.

Esses elementos fazem com que uma série de mutações genéticas aconteçam não só nas células que têm contato direto com a fumaça, influenciando o aparecimento de vários tipos de câncer.

“Hoje, já sabemos que o tabagismo está relacionado com diversos tipos de tumor. Por exemplo, câncer de bexiga e pâncreas, órgãos que não necessariamente vão estar expostos à fumaça do cigarro. Mas as substâncias cancerígenas circulam por todo o corpo”, diz o hematologista.

Por que o tabagismo causa leucemia mieloide aguda?

Ainda não é possível explicar totalmente como acontece a relação entre a leucemia mieloide aguda (LMA) e o tabagismo. Entretanto, foi observado em estudos populacionais uma maior presença de LMA em pessoas fumantes.

“Em um estudo recente foi demonstrado que o risco de uma pessoa ter uma leucemia aguda era 40% maior do que aquela pessoa que não fuma. Existem várias explicações em relação a isso. Uma delas é a presença de benzeno no cigarro, que é, sabidamente, fator de risco para a leucemia”, o Dr. Perini conta.

Ele ainda ressalta que existem alguns estudos analisando a influência do tabagismo no prognóstico das leucemias agudas.

Dessa forma, o tabagismo entrou para a lista de fatores de risco para essas doenças juntamente com exposição à agrotóxicosalguns medicamentos utilizados para o tratamento oncológico e algumas outras substâncias químicas.

Assim como acontece com o cigarro, o narguilé pode causar câncer por conta das substâncias utilizadas no seu consumo.

“O narguilé tem fumo, então tem alcatrão, causando o mesmo risco que o cigarro. Ele também pode causar a dependência física e psíquica e manter o risco de câncer”, alerta o médico.

Por outro lado, ainda está sendo estudado se o cigarro eletrônico também apresenta risco para o desenvolvimento de neoplasias malignas.

“Aparentemente, o cigarro eletrônico não tem o componente do alcatrão no fumo. Entretanto, tem a nicotina e algumas substâncias, como formaldeído, que está relacionada com alguns tipos de câncer. No momento, essa relação não é tão bem estabelecida, mas é algo que merece ser estudada”, fala o Dr. Perini.

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco ou Dia Mundial de Combate ao Fumo, celebrado em 31 de maio, foi criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar a população sobre os perigos do tabagismo.

Além de aumentar as chances do desenvolvimento de um câncer no próprio fumante, o tabagismo também pode aumentar o risco em quem é exposto à fumaça. Podendo estar, inclusive, associado com a neoplasia maligna infantojuvenil.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, outro importante motivo para deixar de lado o tabagismo é o coronavírus. Isso acontece porque o ato de fumar faz com que a pessoa aumente o contato dos dedos com a boca e enfraqueça os pulmões. Além de também diminuir a imunidade e no, caso do narguile, intensificar o compartilhamento de objetos.

Fonte: Revista Abrale / Por Natália Mancini

 

Back To Top