Skip to content

Jovem é premiada por aparelho que detecta câncer de mama em casa

Uma jovem de 23 anos, recebeu o Prêmio Internacional James Dyson Award por sua invenção que detecta câncer de mama em casa.

O prêmio para jovens engenheiros foi concedido a Judit Giró Benet, uma espanhola que desenvolveu a ‘The Blue Box’, uma caixa azul que consegue detectar a doença de forma prática e preventiva.

Para isso, a caixa inovadora de Judit usa apenas uma amostra de urina e e um algoritmo de IA – Inteligência Artificial.

Já que um em cada três casos de câncer de mama é detectado tardiamente, Judit espera que sua invenção salve vidas ao tornar o diagnóstico rapidamente acessível a todos.

Câncer na família

O diagnóstico de câncer da própria mãe inspirou Judit na criação da Blue Box.

Ela também ficou intrigada com a capacidade dos cães em farejarem câncer em humanos.

‘Se o cachorro late, eles sabem que o humano tem câncer. E os cães nunca erram. Eles estão sempre certos, o que mostra como a natureza é incrível. Então, pensei, se o cachorro é capaz de fazer isso, por que meu microprocessador não seria capaz?’

Trajetória

Judit sempre se interessou por matemática e ciências. O pai dela é engenheiro elétrico e a inspirou a pensar como um engenheiro por toda a vida.

No começo ela queria ser médica, mas acabou escolhendo a direção da engenharia biomédica.

‘Um dia, quando eu tinha 15 anos, fui com um dos meus professores para uma exposição de aptidões profissionais e ouvi alguém palestrar sobre engenharia biomédica.

Ouvir isso fez com que eu me apaixonasse, mas eu sabia que teria que estudar muito’, disse ela.

Comercialização

Depois de criar o aparelho, Judit está a um passo de seu sonho: Ver a ‘The Blue Box’ ser vendida em todos os lugares por 60 dólares, cerca de 300 reais.

E o prêmio vai ajudá-la nesta missão.

‘Além disso, o prêmio em dinheiro nos permitirá patentear o produto. E se formos patenteados, somos capazes de lançar aos investidores. Portanto, em vez de levar dois anos, levará meio ano. É uma grande diferença’, comemorou Judit.

Atualmente, a jovem cientista trabalha no aperfeiçoamento da caixa na Universidade de Irvine, na Califórnia.

Ela está fazendo ensaios clínicos e futuramante espera a aprovação do FDA, a Agência de Medicamentos dos EUA.

Fonte: Só Notícia Boa

Back To Top