Na consulta pública realizada pela Anvisa sobre os cigarros eletrônicos (também chamados de vapes), a…
Dia Nacional de Combate ao Fumo alerta para uso do cigarro eletrônico
No Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira, a Fundação do Câncer, em parceria com a Associação Nacional das Universidades Particulares, lançou campanha para esclarecer e alertar sobre os perigos de uma prática que vem ganhando adeptos entre os jovens.
Com os dizeres ‘Cigarro eletrônico: parece inofensivo, mas não é”, a mobilização tenta frear o crescimento do uso dos chamados ‘DEFs’, dispositivos eletrônicos para fumar, apesar de a Agência Nacional de Vigilância Sanitária proibir a comercialização, importação e a propaganda de todos os tipos do produto.
Uma pesquisa do Ministério da Saúde apontou que mais de 2 milhões de pessoas já usaram esses dispositivos eletrônicos para fumar, sendo a maior prevalência na faixa etária entre 18 e 24 anos.
Outra pesquisa recente, da Covitel, Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia, realizada em todo o país nos primeiros meses do ano, mostrou que um em cada cinco jovens usa o produto.
Diretor executivo da Fundação do Câncer, Luiz Augusto Maltoni afirma que, mesmo proibidos, empresas conseguem fazer propaganda subliminar desses produtos. Ele alerta que o cigarro eletrônico muitas vezes tem concentração de nicotina acima do convencional e pode oferecer os mesmo riscos que o cigarro de tabaco para diversos tipos de cânceres.
Ainda de acordo com Luiz Augusto Maltoni, além dos cânceres, o uso dos Defs também está relacionado ao agravamento ou o surgimento de outros males, como asma, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e vasculares, além de infecções agudas.
A campanha da Fundação do Câncer contra os cigarros eletrônicos se estende até o fim do ano. Foram produzidas cerca de 20 peças publicitárias, com mensagens para uso gratuito das instituições de ensino na mobilização dos seus alunos, em diversas plataformas.
E em parceria com a Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niteroi, as mensagens também estarão nos painéis de LED nas cabines de pedágio.
Fonte: Agência Brasil