Skip to content

Conitec quer conhecer pacientes e associações do Brasil

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abre uma oportunidade para conhecer pacientes e associações que tenham interesse no SUS e na área de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). A proposta é identificar usuários do SUS e associações de pacientes existentes no Brasil e consolidar um banco de dados para ações de participação social que serão realizadas pela Secretaria-Executiva da Comissão. Interessados devem preencher o formulário disponível aqui.

É uma das frentes de trabalho da Conitec promover ações que fortaleçam a participação social no processo de incorporação de tecnologias em saúde no SUS. Isso porque a visão dos diversos atores envolvidos nesse processo colabora para que a ATS aconteça de forma abrangente. Nem sempre existem evidências científicas suficientes ou robustas sobre uma tecnologia em saúde, o uso de um novo medicamento, por exemplo, pode não apresentar informações suficientes sobre seu impacto na vida real de pacientes. Por isso, ouvir sobre as experiências dos pacientes com a doença e que realizam os tratamentos ofertados pelo SUS são fundamentais para elaboração da recomendação pela Conitec.

O envolvimento de pacientes e associações nesse processo pode representar uma oportunidade de melhorar a compreensão de gestores e profissionais de saúde sobre o impacto do uso ou não das tecnologias na vida dos pacientes.

A Secretaria-Executiva da Conitec já desenvolve ações nesse sentido, por exemplo, a abertura das consultas públicas, para receber contribuições da sociedade sobre as tecnologias em avaliação.

A proposta agora é ampliar essas iniciativas e para isso é muito importante conhecer e mapear os usuários do SUS e as instituições que agregam esses usuários, construindo um banco de dados para orientar futuras ações. As informações coletadas irão auxiliar nesse processo e serão de uso exclusivo da Secretaria-Executiva da Conitec. Os resultados dessa iniciativa serão apresentados no site da Conitec.

 

Fonte : Conitec 

Back To Top