skip to Main Content
Coletivo Pink 2020: Intervenções Urbanas E Ações Digitais Acolhem E Dão Voz A Mulheres Que Vivem Com Câncer De Mama Metastático

Coletivo Pink 2020: intervenções urbanas e ações digitais acolhem e dão voz a mulheres que vivem com câncer de mama metastático

Campanha terá exposição em oito cidades, edição especial do TEDxSãoPaulo e atividades online destinadas a ampliar a conscientização sobre a doença em meio à pandemia

Pelo terceiro ano consecutivo, o movimento Coletivo Pink – por um outubro além do rosa promove, ao longo do mês de outubro, um conjunto de ações e informações de qualidade para conscientizar a população sobre o câncer de mama e o câncer de mama metastático, prevenção, diagnóstico, além de oferecer acolhimento para pacientes já diagnosticados e seus familiares.

Com o apoio das principais associações de pacientes oncológicos do País, o Coletivo Pink é resultado de muitas vozes. Instituto Oncoguia, Instituto Vencer o Câncer (IVOC), Associação Amor e União Contra o Câncer (AMUCC),  Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Grupo Meninas de Peito, Movimento Todos Juntos contra o Câncer (TJCC), Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília, Além da Cura, Américas Amigas, Onco Movimento, Projeto De Bem Com Você, Lado a Lado Pela Vida e a Casa Paliativa, juntamente com a Pfizer, se uniram novamente com o firme propósito de fazer a diferença neste Outubro Rosa.

“A pandemia nos trouxe o desafio de manter nosso movimento de uma maneira diferente. Em 2020, a morada que congrega informações, debates, acolhimento e conforto deixa as paredes de uma casa e ganha as ruas de oito cidades, de norte a sul do Brasil, e o ambiente digital”, explica Cristiane Santos, Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da Pfizer Brasil.

Pelo segundo ano consecutivo, a Pfizer acolhe os projetos apoiados via Leis de Incentivo à Cultura Artemisa, idealizado pelo produtor cultural Igor Cayres, e Inspiração Pink, do artista plástico Didu Losso. Os projetos incentivados possibilitam a conexão dos temas de saúde à arte e cultura e ampliam o alcance da informação e reflexões por meio de uma exposição multimídia inspirada em histórias reais.

As atividades têm início no dia 1º de outubro com a exposição Inspiração Pink, que aborda o tema do câncer de forma mais leve e educativa. Até o último dia do mês, 25 esculturas de 1,70 metro de altura – representando torsos femininos e um masculino, ocuparão locais de grande circulação nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belém, além de Campinas e Ribeirão Preto, no interior do Estado de São Paulo.  

Com curadoria de Didu Losso, as obras criadas por ele, mais 13 artistas plásticas independentes e um coletivo de artistas com deficiência visual do Instituto Laramara, são inspiradas nas histórias reais de 21 mulheres e um homem que vivem com câncer de mama e câncer de mama metastático, outras três esculturas representam a esperança de todas as pessoas que enfrentam a doença. Cada peça apresentará o depoimento da pessoa que inspirou a obra, além de conteúdo informativo sobre a doença, acessíveis por meio de um QR code, que remete ao site do Coletivo Pink na internet (www.coletivopink.com.br). Nesta mesma página, a exposição também poderá ser visitada virtualmente. 

“Tenho uma convivência pessoal e familiar com o câncer de mama e conheço a intensidade de um tratamento para combater a doença. A grande importância de um projeto como o Inspiração Pink é poder impactar positivamente a vida das pessoas por meio da arte e gerar amor, conscientização e solidariedade”, afirma Didu Losso.

Já entre os dias 1 e 12 de outubro, a sede da Fiesp – um dos edifícios mais famosos da Avenida Paulista, em São Paulo – terá projetado em sua fachada um vídeo para chamar a atenção da sociedade sobre o tema. O vídeo será reproduzido ao longo do mês no Shopping Cidade de São Paulo, localizado na mesma avenida.

Atividades on-line

 Com transmissão em plataforma digital, será realizado, de 6 a 29 de outubro, o evento Sofá Pink, uma série de 10 rodas de conversa, workshops, palestras e debates propondo reflexões e novos olhares sobre o câncer de mama e questões como sexualidade, finanças, espiritualidade, maternidade, entre outras, para inspirar mulheres de todo o país. As vagas são limitadas e as inscrições também podem ser feitas pelo site do projeto (www.coletivopink.com.br).  

“O Sofá Pink, como espaço único para troca e aprendizado oferecido dentro do Outubro Rosa, responde a duas barreiras importantes que observamos no dia a dia dos pacientes: a falta de informações de qualidade e a falta de um local para networking, onde eles possam trocar, se identificar, se reconhecer e se fortalecer mutuamente”, observa Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia e uma das palestrantes do evento.

Na segunda quinzena do mês, a programação será reforçada com o evento “TEDxSãoPaulo, outubro além do rosa” especial, idealizado para propiciar um ambiente de acolhimento e troca de experiências entre pessoas já diagnosticadas e outras que vivenciam ou já vivenciaram com a doença. O evento terá palestras e a transmissão será feita pelo canal oficial do TEDxSãoPaulo no YouTube. 

 “Neste momento em que a pandemia criou tantas restrições, conseguimos inovar e montar uma programação que vai produzir o efeito contrário, ampliar o alcance das atividades do Coletivo Pink. Com as transmissões on-line das palestras do TEDxSãoPaulo e do Sofá Pink, conseguiremos atingir um grande número de pessoas em todo o país e obter engajamento e interação em tempo real”, destaca Cristiane Santos, Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da Pfizer Brasil.

SERVIÇO GERAL: Coletivo Pink – Por um outubro além do rosa

Exposição Inspiração Pink

  • De 1 a 31 de outubro

São Paulo  

    • Na praça da Casa das Rosas (3 esculturas)
    • Em frente ao Shopping Cidade São Paulo
    • Em frente ao Shopping Center 3
    • Em frente ao Hotel Unique
    • Nas estações do metrô Clínicas e Liberdade
    • Na passarela do metrô Tatuapé – acesso ao Shopping
    • Nas estações da CPTM Tamanduateí, Grajaú e Barra Funda
    • Em frente ao edifício Torres do Ibirapuera

Campinas

    • Em frente ao ed. Daruj Tower

Ribeirão Preto

    • Em frente ao Ribeirão Shopping 

Rio de Janeiro

    • Na entrada do Parque Nacional da Tijuca para o Corcovado e em frente ao Cristo Redentor

Brasília

    • Entrada dos Shoppings Pátio Brasil (duas esculturas)

Recife

    • Em frente ao Shopping Tacaruna e na estação de metrô do Recife – Centro

Belém

    • Estação das Docas e na entrada do Shopping Boulevard

Porto Alegre

    • Entrada do Shopping Center Iguatemi (2 esculturas)

Projeção de vídeo no Prédio as Fiesp e Shopping Cidade São Paulo

  • De 1 a 12 de outubro, a partir das 19h no prédio da Fiesp
  • Ao longo do mês de outubro no Shopping Cidade São Paulo

TEDxSãoPaulo – Outubro Além do Rosa

Sofá Pink

Confira a programação de palestras do Sofá Pink

6/10 – A importância da vacinação e dos cuidados durante o tratamento

Participantes: Marina Sahade (oncologista), Ana Paula Burian (infectologista) e Jussara Del Moral (paciente e influenciadora digital)

8/10 – Planejamento financeiro e economia criativa

Participantes: Lala Deheinzelin (futurista e líder em economia criativa), Viviane Farah Ferreira (consultora de investimentos) e Adriana Felix (paciente e autora do Blog Se Arruma Menina)

13/10 – Conexão feminina: um espaço de paz e motivação para dialogar sobre espiritualidade e essência feminina 

Participantes:  Lucia Helena Galvão (filósofa), Rizza (artista plástica), Marilia Lins (especialista no livro Mulheres correm com lobos) e Germanie Tilwitz (paciente)         

14/10 – Verdade ou fakenews? Instituto Oncoguia ajuda a identificar, combater e denunciar informações erradas sobre o câncer

Participantes: Luciana Holtz (Instituto Oncoguia), Marina Sahade (oncologista) e Natalia Cuminale (jornalista)

15/10 – Meu corpo, meu templo: uma abordagem integral sobre a sexualidade após diagnóstico

Participantes: Mariana Stock (Prazer, elas), Marjori Dulcine (Diretora Médica da Pfizer Brasil), Kareemi (empreendedora digital) e Fernanda Muniz (paciente e influenciadora digital).

20/10 – Essência e autopercepção – reflexão sobre o mapeamento de emoções, as descobertas de identidade e a ressignificação da vida

Participantes: Mariana Ferrão (jornalista e apresentadora de TV)

22/10 – Medicina integrativa e cuidados paliativos

Participantes: Claudia Inhaia (médica paliativista), Kamila Adorni (fisioterapeuta), Regina Chamon (medicina integrativa) e Maria Paula Bandeira (paciente) 

27/10 – Propósito de vida: reflexões e ressignificação do conceito de cura

Participante: Ana Cláudia Arantes (médica paliativista, escritora e sócia fundadora da Associação Casa do Cuidar)

28/10 – Ready for Cures: A importância da mamografia e do diagnóstico precoce

Participantes: Cristina Iglecio (jornalista) e Maira Caleffi (mastologista e presidente da Femama) e Solange Almeida (oncologista).

29/10 – Ser mãe e ter câncer. Os desafios de cuidar e ser cuidada.

Participantes: Lulu Lima (autora de livro infantil), Daiana Amaral (paciente e mãe) e Rafael Stein (marido de paciente, pai de duas crianças e autor do blog Cartas para Maria).

 

 

Back To Top