Skip to content

Brasileiras: câncer do colo do útero está entre os 5 mais incidentes

Problema de saúde pública no Brasil, o câncer do colo do útero está entre os cinco mais incidentes entre as brasileiras e é o quarto tipo de tumor que mais mata no país. Em 2020 ocorreram mais de seis mil óbitos.

Para divulgar mais informação sobre a doença, a Fundação do Câncer lançou nesta sexta-feira uma publicação inédita: o info.oncollect. E o primeiro número trata exclusivamente das lesões precursoras e do câncer do colo do útero. A recomendação dos especialistas é de exames de rotina a partir dos 25 anos. O epidemiologista e consultor médico da Fundação, Alfredo Scaff detalha que é importante fazer o exame preventivo todos os anos.

Os dados mostram que mais de 50% dos registros de câncer do colo do útero são diagnosticados em fase avançada. A maior taxa de mortalidade e de incidência da doença em estágio avançado foi encontrada no Norte do país. O risco de morte por esse tipo de tumor é três vezes maior na região, quando comparada ao Sudeste, que tem a menor taxa.

As mulheres pardas são as que mais registraram casos e também as que menos realizaram o exame preventivo para câncer do colo do útero nos últimos 3 anos anteriores à pesquisa, realizada entre 2005 e 2019. As pacientes de menor escolaridade lideram a lista de notificações e menor proporção de exames preventivos realizados.

 

Fonte: Agência Brasil 

Back To Top