Skip to content
Imagem De Um Senhor Idoso Sorrido, Com Um Adesivo No Braço E Com O Polegar Da Mão Esquerda Em Sinal De Positivo.

Aberta a Consulta Pública para incorporação da vacina polissacarídica no SUS

Ajude a população idosa com 60 anos ou mais a ter acesso à imunização 

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu a Consulta Pública Nº 15 para ouvir a sociedade sobre a incorporação da vacina pneumocócica 23-valente (polissacarídica) no SUS, para imunizar a população idosa com 60 anos ou mais.

Para os pacientes com câncer, a vacina 23-valente é prioritária e está disponível no SUS desde 2019 para imunizá-los contra doenças pneumocócicas, como pneumonia, meningite e otite. Infecções evitáveis que aparentam ser menos nocivas que o câncer, mas que a exemplo da pneumonia, causou em 2015, mais de 200 mil internações de adultos com idade a partir de 60 anos no Brasil e o óbito de 43.112 pessoas nas mesmas condições. Sem mencionar, o impacto econômico que o custo total das internações hospitalares por pneumonia gerou ao SUS (R$ 267.012.950,00). 1

Atualmente, a vacina está restrita a grupos de alto risco ou com comorbidades, sendo oferecida em 53 Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIEs) e às pessoas acima de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência (ILPIs). Ao reverter o parecer inicial da Conitec para favorável à incorporação, TODA a população idosa poderá também ter acesso à vacina e se proteger.

Por isso, se você é paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde ou interessado no tema, não deixe de enviar a sua contribuição à Consulta Pública! O prazo final para participar é o dia 25 de abril de 2022.

Como faço para participar?

Os interessados em participar da Consulta Pública deverão acessar o site Participa + Brasil, uma plataforma do Governo para unificar os canais digitais de participação social. Siga o passo a passo a seguir para fazer a sua contribuição:

  1. Acesse o site Participa + Brasil e clique no botão “Acesso” no campo superior direito. 
  2. Faça o login com a sua conta no Gov.BR. Caso não tenha sua conta Gov.Br, é possível criá-la neste link: Criar sua conta 
  3. Uma vez já logado em sua conta Gov.Br, mantenha a página do Participa+Brasil em aberto e volte para este passo a passo.
  4. Selecione o formulário que deseja preencher para participar da Consulta Pública Nº 15:
    • Formulário Experiência ou Opinião – para enviar um comentário sobre experiência ou opinião com o tema, como paciente, familiar, amigo, cuidador de paciente, profissional de saúde, interessado no tema e outros. – Acesse aqui 
    • Formulário Técnico-científico – para acrescentar ou discutir evidências científicas ou econômicas sobre a tecnologia avaliada. – Acesse aqui 
  1. Ao acessar o formulário, no início da página, você poderá ler os relatórios da CONITEC antes de fazer a sua contribuição, eles fornecem informações sobre a patologia e ajudam a compreender o que embasou a recomendação preliminar.
  2. Preencha as questões do formulário que estão no campo “Registre a sua opinião” 
  3. Finalize clicando no botão ‘Enviar opinião’ no rodapé da página, ao final da página haverá a mensagem que confirma o registro. 

 

Saiba mais sobre a Imunização para pessoas acima de 60 anos em Vacinados Vamos Longe

 

Referência

  1. MSD BRASIL. Imunização para pessoas acima de 60 anos: promovendo a saúde da pessoa idosa por meio da imunização. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/143gt9NbimOFn91EZcl-wVKaAV480MgnV/view?usp=sharing. 
Back To Top