Skip to content

Aberta Consulta Pública nº 110 da ANS para incorporação de radioterapia para tratamento de cânceres de pulmão, esôfago e cavidade torácica

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública (CP) nº 110 para ouvir a sociedade a respeito da incorporação de Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT) para tratar os pacientes usuários da saúde suplementar com tumores do pulmão, esôfago e do mediastino (cavidade torácica). A ANS já apresentou a sua recomendação inicial, sendo desfavorável para a incorporação das três indicações. A consulta pública estará vigente até o dia 20 de junho de 2023, não deixe de participar! 

A técnica de radioterapia IMRT é o que existe de mais avançado para o tratamento de pacientes com tumores de várias regiões do corpo, incluindo a região do tórax. Ela permite com mais segurança a entrega de radiação dirigida para o tumor e, ao mesmo tempo, evita sequelas em órgãos normais. Se a incorporação da IMRT para tumores torácicos for aprovada pela ANS, a tecnologia entrará para a lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde, trazendo benefícios para os pacientes que necessitam desse tipo de tratamento.

Faça a diferença!

Ao participar da Consulta Pública, você pode indicar se concorda ou discorda do parecer inicial da ANS e ajudar a melhorar o acesso ao tratamento oncológico aos pacientes atendidos na saúde suplementar, confira o passo a passo:

  1. Acesse a CP nº 110 no site da ANS –  Aqui
  2. Abaixo da página, há a seção “Contribua para a Consulta Pública nº 110”, clique no link abaixo;
  3. Selecione a UAT que você deseja contribuir e preencha os campos com a sua opinião e justificativa. Se você acredita que o IMRT precisa ser incorporado na ANS, indique que “DISCORDO DA RECOMENDAÇÃO PRELIMINAR”. 
  4. Depois de preencher, clique em “incluir comentário”. Caso queira contribuir em mais de uma UAT, repita a etapa 3;
  5. Ao selecionar o botão “Continuar”, preencha os seus dados de contato e clique em “Enviar”. Pronto, a sua contribuição foi enviada!

Antes de enviar a sua contribuição, consulte os relatórios de avaliação da tecnologia pelo Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE). Participe também da Live da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT), no dia 05 de junho, às 14h, no Instagram da SBRT. Saiba mais aqui.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Comunicação Movimento TJCC

*com informações de SBRT

Back To Top